segunda-feira, 14 de abril de 2008

Se os executivos pensassem como os designers...



Artigo escrito por Jeanne Liedtka, que é professora da Darden School of Business, da University of Virginia, e diretora-executiva do Batten Institute, voltado para o desenvolvimento da liderança nas áreas de empreendedorismo e inovação corporativa. Ele fala sobre estratégia. Mas, mais que isso, ele faz uma provocação sobre a forma de se pensar e estabelecer as estratégias.

Será que ela precisa seguir as “receitas de bolos” fornecidas pelos MBAs? Será que tem que ser um processo tão científico assim? Não dá para pensar realmente “fora da caixa”? São estes os principais pontos do texto que ainda enfatiza as características criativas dos designers, que poderiam ter seus poderes de criação inseridos neste contexto de gestão: visão de futuro das empresas.

“Há tempos se conhecem os problemas das abordagens de planejamento tradicionais, como a tentativa de criar uma “ciência” (e a conseqüente perda de criatividade); a ênfase excessiva nos números; a priorização da eficiência em detrimento do conteúdo; e a predominância de técnicas isoladas, aplicadas de maneira incorreta.

Os estrategistas empresariais continuam a propor alternativas aos processos tradicionais, mas é do universo dos designers que chega a abordagem mais diferenciada e promissora. Estes sugerem processos com maior participação e diálogo, mais foco no tema do que no cronograma e disposição para aproveitar as lições dos conflitos em vez de evitá-los – ingredientes genuinamente dirigidos para a criação e o aprendizado e não para o controle.

Tudo isso parece muito bom, mas é preciso perguntar se não é bom demais para ser verdade. Qual seria o impacto se a fórmula dos designers realmente fosse adotada pelos executivos? "...

Texto completo, fonte e imagens: http://oglobo.globo.com/blogs/tecnologia/default.asp

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