terça-feira, 18 de março de 2008

O Design Brasileiro pela 1a vez em Cannes

Desde que foram anunciados os jurados da categoria Design Lions e meu nome foi incluído no grupo, que não paro de pensar na força da marca 'Cannes Festival'. É incrível a relação emocional entre as pessoas e o Leão de Cannes, principal materialização desse universo. Para um designer que trabalha com comunicação e acredita que o design é a ferramenta mais poderosa para conectar pessoas e marcas, materializar discursos e emocionar, viver a estréia dessa categoria vai ser uma experiência inigualável.A expectativa é grande, já que tudo é novidade neste ano que é de estréia. E as agências que inscreveram seus trabalhos devem torcer para obter bom desempenho nas três dimensões que serão avaliadas - Packaging Design, Brand Identity e Environmental Design.

Na área de Packaging, estamos vivendo um momento especialmente desafiador, e quem conseguir aplicar a fórmula do consumo sustentável vai sair na frente, já que as embalagens são fator decisivo na hora da compra. Isso significa que além de representar o DNA das marcas, informar e despertar desejo, as embalagens precisam ser mais sustentáveis, ocupar menos espaço e entrar num up-cycling que não as transformem em indesejadas vilãs.

Já o Brand Identity, outra dimensão a ser julgada, é muito mais que uma simples linguagem visual e verbal que deriva de um logo. É toda uma cultura, um jeito de ser que deve estar alinhado em todos os pontos de relacionamento das marcas com seus públicos. Além de cores, formas e tipografias, envolve também cheiros, sons, texturas, rituais.

A terceira dimensão, o Environmental Design, está ganhando força com as concept stores, os being spaces, as store in stores e funcionam como laboratórios, onde as marcas podem ser experimentadas e vivenciadas. As regras estao claras. Agora é aguardar a chegada dos trabalhos para ver as surpresas que o Design brasileiro pode nos reservar.

Texto: Fred Gelli, diretor da Tátil Design:www.tatil.com.br
Fonte: www.bluebus.com.br

Nenhum comentário: